sábado, 10 de março de 2012

Missão quase impossível

Olá, pessoal, muito boa tarde a todos. Primeiramente um ótimo 2012, afinal, foram quase 4 meses sem qualquer informação aos (talvez existentes) internautas que passem por esse blog. Pois bem, se por um lado o final de 2011 foi bastante difícil devido a assuntos relacionados ao trabalho, o início de 2012 foi bastante complicado devido a problemas familiares. Alguns diriam que todos passam por esses problemas, é bem verdade, mas realmente precisei dar um "pause". Nesse momento, creio que foram superados.

Mesmo após um período de férias + folga de mais de 45 dias, somente nos últimos 5 dias pude iniciar a montagem do processo (traduza-se: a papelada). Afinal, o único documento que tinha em mãos até então era o IELTS (e que documento! quem já precisou sabe que se trata de uma vitória inesquecível!!!!!).

Pois bem, num próximo "post" pretendo informar um resumão dos documentos e principais dúvidas, pois tive dificuldade de encontrar blogs com detalhes sobre o correto preenchimento dos formulários. Além disso, os únicos sites que encontrei com esclarecimentos sobre a imigração canadense estão relacionados com o processo de Quebec, que pelo que percebí é bastante diferente do Skilled Workers, que é o meu caso.

Resumindo: foram 27 páginas de formulários além de 88 páginas (necessárias) que comprovam as informações dos formulários relacionados a documentos, estudos, etc, etc. Creio que está um processo bastante robusto. As únicas pendências são as certidões de antecedentes criminais da Polícia Federal e do Fórum, já encomendadas e aguardando o prazo de 8 dias úteis. Como retorno de viagem em 15 dias, assim que chegar a minha missão é enviar toda a documentação, que inclusive já tenho o envelope endereçado.

Para finalizar, as modificações em relação às informações já postadas aqui: Primeiro, em função da turbulência já mencionada, a viagem para o Canadá para filha e esposa foram adiadas, para data ainda não confirmada. Segundo, decidi dar entrada ao processo por conta própria, sem consultoria. Quanto à consultoria que eu utilizaria, fiquei apenas na avaliação (que me custou R$ 300,00) pois quando li os materiais da imigração canadense no detalhe, entendi que toda pessoa que preste informações sobre a imigração canadense mediante pagamento, deve ser cadastrada junto ao consulado canadense e seus dados devem ser repassados num formulário específico. Na busca por uma segunda empresa, descobri que me custaria R$ 4.300,00. Decidi recuar e mergulhar no processo por conta própria, ciente de que haverá um risco maior e que, logicamente, levaria mais tempo. Por outro lado, investimos num curso de francês para minha esposa, que tem horrores ao inglês.

É isso, nossa vida sempre foi baseada em decisões. Às vezes acertamos e outras (poucas) erramos.

Como dizem num blop que sigo: "A vida continua..."

Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Boa tarde, só para constar, eu sempre leio o blog tá! ahahah continue escrevendo, colocando estas dicas e informações que sempre são muito uteis!

    Abraços!

    Cati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cati, fico feliz pela sua companhia. Seja sempre muito bem vinda. Se não for pedir muito, vamos torcer para meu processo ir pra frente, né? Mas e você, já foi? Pensa em ir?
      Realmente, a idéia do blog é ajudar os interessados à imigração. O que passamos horas e horas lendo em "n" fontes, alguém pode simplesmente usar a boa prática em poucos minutos, no blog certo, não é mesmo?
      Abraços!!!

      Excluir